sábado, 2 de junho de 2012

SÍNTESE DO TEXTO: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

SÍNTESE DO TEXTO: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO Nos dias atuais é assustador o número de alunos que estão realmente interessados na aprendizagem, a escola não passa de um ambiente de lazer para um número grande de alunos, são poucos os alunos que vão à escola interessados em aprender. Os profissionais capacitados são poucos, porque muitos estão optando por outras áreas. Com a entrada da tecnologia, as oportunidades são muitas, se a pessoa souber aproveitar, ela estará sempre atualizada e caminhando junto com as novas mudanças. Mesmo com tanta informação, ainda há o fracasso escolar. Na aprendizagem deveria haver diferentes estratégias para prender a atenção do aluno na sala de aula, com isso ele irá gerir conhecimento, interesse e aprendizagem. Incentivar o aluno a navegar na internet com objetivos e não aleatoriamente, sendo o trabalho escolar voltado para a pesquisa, com isso ele terá mais conhecimento, informação e competência. Os alunos já vão para a escola com conhecimentos prévios sobre as novas tecnologias, o que as escolas podem fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, tendo uma formação crítica, e utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação em algo bom para o conhecimento. Cabe a escola formar cidadãos que possam construir o seu próprio ponto de vista, a partir das inúmeras informações obtidas através das tecnologias. Mudar as formas de aprender dos alunos exige uma nova forma de ensinar dos professores, que só serão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, e mudanças nas concepções, encarando assim, uma nova cultura da aprendizagem. É necessário ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólicas socialmente construídas (numéricas, artísticas, científicas, gráficas, etc.) para converter essas formas culturais em conhecimentos e saber ter uma visão crítica das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário